MG: homem tem coração do lado direito do peito
sábado, 19 de janeiro de 2008
às
1/19/2008 05:56:00 PM
| Postado por
the marrama
Qual história um homem que possui todos os órgãos internos do corpo invertidos, inclusive o coração, que é do lado direito do peito, pode contar? "A sua própria", responde Vicente de Paula Júnior, 33 anos, que tem uma anomalia raríssima chamada de situs-inversus-totalis.
No corpo do estudante tudo funciona do lado contrário. O coração bate do lado direito, o fígado funciona do lado esquerdo, o baço e o estômago, ao contrário do normal em toda pessoa, estão no lado direito do corpo: "É como se eu tivesse um espelho interno que invertesse todos os meus orgãos", brinca.
O cardiologista Marcus Bolívar acompanha Vicente. O especialista diz que essa é uma anomalia de causas genéticas e que acomete uma a cada 10 mil pessoas. Bolívar explica que é mais comum a existência de um ou dois órgãos invertidos, mas esses casos costumam ser mais perigosos para a saúde do paciente.
"Quando apenas o coração está invertido pode ser mais prejudicial, porque todas as conexões a esse órgão serão dificultadas. No caso do Vicente, como todos estão invertidos, tudo funciona normalmente, como se fossem adaptados."
Porém, Vicente também sofre da Síndrome de Kartagener, outro tipo de anomalia identificada apenas nas pessoas que possuem o situs-inversus-totalis. Assim, o caso dele se torna mais raro ainda, porque só acontece na proporção de 1 para 25 mil casos.
A síndrome causa uma deficiência nas células que possuem cílios. Por isso as pessoas apresentam muitas doenças respiratórias e pulmonares, como sinusites e bronquites. Essas doenças estão relacionadas à falta da limpeza que os cílios deveriam realizar nas vias aéreas.
O Kartagener também é responsável pela imobilidade dos espermatozóides, o que torna os homens que têm a doença estéreis. Mas o médico enfatiza: "Isso não significa que ele tenha alguma disfunção sexual, apenas não pode se reproduzir. Vicente leva uma vida muito saudável e com qualidade, " afirma.
Vicente gosta de relatar a outras pessoas que tem "as instalações trocadas", como dizem alguns amigos. Na rua as pessoas se assustam e não acreditam quando diz que tem o coração batendo direito: "É impossível, como pode?" se admira a advogada Luciana Galdino, que só se convence quando coloca a mão no peito de Vicente e sente o coração dele pulsar: "Parece mentira, mas é verdade mesmo. Meu Deus, que coisa impressionante", diz.
| |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários