"Consideramos que o correto seria estabelecer prazos aproximados para a retirada das tropas do Iraque", disse Lavrov em entrevista coletiva na qual analisou a diplomacia russa em 2007.
"A chave para a normalização da situação no Iraque são a reconciliação e o entendimento nacionais com a participação de todos os partidos políticos, grupos étnicos e confissões religiosas", declarou.
O presidente russo, Vladimir Putin, também destacou a necessidade de marcar uma data para a retirada das tropas estrangeiras do Iraque: "É inadmissível prolongar o regime de ocupação".
Lavrov expressou hoje sua confiança de que as atuais autoridades iraquianas respeitarão os contratos assinados por companhias russas nos tempos de Saddam Hussein.
"As relações econômico-comerciais entre Rússia e Iraque devem ser previsíveis e mutuamente beneficentes", declarou.
A boa relação que a Rússia mantinha com o regime de Saddam não foi bem-vista pelas novas autoridades iraquianas apoiadas pelos Estados Unidos, o que levou ao congelamento dos contratos assinados pelas petrolíferas russas.
O ministro de Assuntos Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari, garantiu que os contratos assinados com o antigo regime "não estão mais em vigor".
0 comentários