quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Palestinos explodem muro na fronteira com Egito

Militantes explodiram nesta quarta-feira um muro entre Gaza e o Egito, e dezenas de milhares de palestinos entraram no país para conseguir armazenamento de alimentos e combustíveis que faltam em Gaza devido a um bloqueio de Israel.

Moradores de Rafah, sul da Faixa de Gaza, disseram que um grupo de militantes, incluindo membros do Hamas, realizaram uma série de explosões durante a madrugada, demolindo cerca de 200 metros do muro da fronteira. O Hamas negou envolvimento na ação. "Trouxe tudo o que preciso para a casa para os próximos meses. Comprei comida, cigarros e até diesel para o meu carro", contou Mohammed Saeed.

A polícia do Egito mobilizada para reforçar a segurança na fronteira ficou praticamente imóvel e permitiu aos palestinos passar, segundo testemunhas.

Na semana passada, Israel fechou sua fronteira com a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, cortando suprimento de combustível para a principal usina de energia do território e para postos de gasolina, além de ter barrado entrega de ajuda à região, que inclui alimentos e outros suprimentos humanitários. O país disse que fez isso para impedir o lançamento de foguetes por militantes contra o sul de seu território.


Nenhum comentário:

Postar um comentário